• Aposentadoria em Portugal: qualidade de vida, segurança e facilidade de acessos

    Já pensou em gozar a sua aposentadoria em Portugal?

    A aposentadoria (reforma) em Portugal oferece muitas vantagens.
    São cada vez mais os angolanos, brasileiros e europeus que se instalam em Portugal para aí desfrutar da sua reforma, durante todo o ano ou alguns meses do ano.

    Por que motivo?

    Listamos aqui alguns pontos fortes de Portugal que contribuem para sua excelente qualidade de vida.

    1. Segurança e tranquilidade: Portugal esta no top 20 dos países mais seguros e com mais liberdade do Mundo (índice Prosperity 2013), e o seu nível de criminalidade é muito baixo.

    2. Clima: Portugal tem um dos climas mais amenos da Europa (classificação climática de Koppen-Geiger). O clima mediterrânico garante sol mais ou menos 300 dias por ano em Lisboa, com temperaturas média agradáveis, em os 13° no inverno e os 24° no verão. A situação frente ao Atlântico confere uma luminosidade inigualável e um sol-poente sobre o mar.

    3. Hospitalidade: Os portugueses são corteses e acolhedores, e recebem com hospitalidade. Numa sondagem de Prosperity.com, 82,5% dos portugueses pensam que Portugal é um ótimo pais para os imigrantes. O ambiente cosmopolita e multicultural, que se vive sobretudo na cidade de Lisboa, acolhe importantes comunidades angolanas, brasileiras e europeias, onde se sentirá em casa.

    4. Acessibilidade e infraestruturas: Desde os aeroportos com ligações internacionais, em especial para os países lusófonos e da União Europeia, até às autoestradas e vias rápidas, Portugal tem excelentes infraestruturas de transporte. Lisboa está a 9 horas do Rio de Janeiro ou de Luanda, a uma hora de Madrid, e em menos de 2h30 acede a Londres, Paris, Bruxelas ou Roma. As tarifas competitivas das passagens aéreas são outro factor muito valorizado por quem faz de Portugal seu ponto de ancoragem na Europa.

    5. Custo da vida: Portugal tem um dos custos de vida mais baixos da União Europeia. No Index Numeo (ranking decrescente de custo de vida), Lisboa ocupava em 2012 o 209° lugar (Luanda em 2°, Londres em 29°, Paris em 40° e São Paulo em 159° lugar).

    6. Fiscalidade muito competitiva: O estatuto de Residente Não Habitual em Portugal consiste na não tributação das pensões de reformas para os novos residentes fiscais em Portugal. Na prática, um reformado (aposentado) não é tributado durante 10 anos.

    7. Património e autenticidade: Portugal tem mais de 800 anos enquanto nação, e é rico em património histórico e cultural e tradições ancestrais. Os centros das cidades são cuidadosamente preservados e cada vez mais valorizados, havendo 15 locais classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.

    8. Gastronomia: A gastronomia portuguesa apresenta uma imensa diversidade, é rica em sabor e promove a convivialidade. Os vinhos portugueses, produzidos em 14 regiões certificadas e a partir de uma variedade de 285 castas diferentes, são altamente apreciados dentro e fora do país, e apresentam preços muito competitivos.

    9. Imobiliário barato comparado com as outras capitais da União Europeia: O preço por metro quadrado em Lisboa continua a ser um dos mais baratos das capitais da União Europeia, o que permite fazer um investimento com menos recursos de capitais.

    10. Estabilidade financeira da zona Euro: Apesar da crise europeia, este bloco continua a ser um dos motores da economia global e uma moeda refúgio. Sistema de saúde, legislação, proteção social fazem destes países um lugar de alta qualidade de vida.

    Com a oferta de serviços que temos à sua disposição, podemos trabalhar lado a lado consigo na organização do seu projecto de aposentadoria:
     - optimização da situação de aposentadoria;
     - selecção de uma casa ou apartamento para residência permanente ou temporária;
     - apoio nos procedimentos de compra do imóvel;
     - apoio na instalação pessoal e familiar;
     - opções quanto a soluções de saúde;
     - aconselhamento na sua gestão patrimonial e dos seus familiares;
     - possibilidade de arrendamento do imóvel (por exemplo, até que atinja a idade de reforma) com opção de utilização temporária pelo proprietário.